Saúde Vinculada a Qualidade da Água e Meio Ambiente: A Importância dos Pops de Potabilidade de Água e Gerenciamento de Resíduos

A qualidade da água e o manejo adequado de resíduos são fatores fundamentais para segurança da saúde pública. Nesse sentido, os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) relacionados a água e resíduos tornam-se ferramentas essenciais para garantir a potabilidade da água, segurança sanitária e minimizar riscos à saúde.

Procedimento Operacional Padrão – POP

O POP é uma ferramenta inserida dentro das Boas Práticas de Fabricação (BPF). O BPF é um manual que está presente em setores como o alimentício, descrevendo as operações a serem realizadas pela organização, cumprindo com as normas estabelecidas pela ANVISA e MAPA. Assim, o POP é um documento técnico que detalha as etapas de atividades específicas dentro de uma organização, assegurando que todos os envolvidos sigam o mesmo procedimento, contribuindo para a padronização dos processos operacionais. Assim permitindo a garantia da qualidade, segurança, controle e eficiência dessas operações.

Mas afinal, como o POP pode minimizar riscos à saúde?

A RDC 275/2002 da ANVISA estabelece os Pops visando a garantia das condições higiênico-sanitárias no processamento de alimentos. O controle da potabilidade da água e o manejo dos resíduos são dois dos itens obrigatórios a serem implementados.

POP de Potabilidade de Água

O procedimento padroniza desde a captação de água, contemplando todas as etapas da Estação de Tratamento de Água, até a realização das Análises de Potabilidade da Água, as quais devem seguir os parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS n° 888, de 04 de maio de 2021 que dispõe sobre procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e também, a Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água, as quais, devem ocorrer periodicamente a cada 06 meses.

POP de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos

No caso dos resíduos sólidos, o procedimento padroniza etapas como mapeamento, classificação, armazenamento e emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), garantindo rastreabilidade e conformidade ambiental. Para os resíduos líquidos, o POP define desde o funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) até o monitoramento da qualidade e descarte do efluente tratado.

Alguns dos benefícios para a saúde pública são:

  • Prevenção de doenças transmitidas pela água: O efluente industrial quando corretamente tratado e descartado, evita a contaminação de recursos hídricos e a propagação de doenças.
  • Redução do risco de contaminação de alimentos: A garantia da potabilidade da água utilizada nos processos produtivos impede que os alimentos sejam contaminados durante o preparo e a manipulação.
  • Proteção contra contaminações ambientais: O descarte inadequado de resíduos sólidos e líquidos pode poluir o solo e corpos d’água, impactando diretamente a saúde humana e o equilíbrio ambiental.

Ficou com dúvidas? Com a Qualific+ sua organização estará preparada para promover um ambiente seguro e saudável para todos, entre em contato!