Como as BPF’S podem ajudar meu negócio?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF’S) são um conjunto de regras e normas que devem ser adotadas pelas indústrias e serviços do ramo alimentar com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e padrão dos alimentos, é importante ressaltar que as BPF’S são obrigatórias por legislação, mas  além de atender a requisitos legais dos órgãos de fiscalização como a ANVISA e MAPA essa ferramenta é um guia para o dia a dia da sua empresa, garantindo assim a qualidade da produção e permitindo a melhoria constante dos seus processos.

Elas trazem segurança para o seu negócio, quando bem implantadas, seus controles são iniciados na recepção da matéria-prima até a expedição do produto final, ou chegada do alimento nas casas dos consumidores. A partir do momento que as regras são criadas e cobradas a probabilidade de erros acontecerem diminui bruscamente. O objetivo das BPF’S é trabalhar preventivamente, ou seja, antes de correr a contaminação ou a inconformidade no seu produto, evitando transtornos junto aos consumidores ou até mesmo uma doença transmitida pelos alimentos.

Algumas melhorias que são promovidas através da implantação das Boas Práticas de Fabricação:

  • Padronização e qualidade dos produtos: a partir do momento que você define um padrão a ser seguido e cria regras e ordens de serviço indicando como realizar, os funcionários seguem à risca tais orientações tornando constante seu processo e mantendo a qualidade final do produto;
  • Contaminação cruzada: quando o funcionário sabe como ocorre ele evita realizar atividades que possam causar uma contaminação, como o contato da matéria-prima possivelmente contaminada com o produto final, evitando assim uma enorme dor de cabeça;
  • Diminuição dos desperdícios e otimização do processo: com a boa aplicação das BPF’S é possível diminuir consideravelmente os desperdícios de matéria-prima e de ingredientes de uma maneira geral e há um aumento do rendimento do processo. Quando se tem tudo bem documentado e explicado fica muito mais fácil ensinar um novo funcionário como funcionam os procedimentos, deixando o aprendizado muito mais dinâmico e prático.
  • Otimização do layout: um layout planejado de acordo com as BPF’S promove a segurança alimentar através do controle de fluxos de entrada e saída de produtos, matéria-prima e resíduos, evitando contaminações cruzadas e promovendo otimização das atividades e ganho de tempo.
  • Aumento do tempo de prateleira: se todo o processo for realizado adequadamente, de maneira segura e preventiva, dentro do tempo e temperatura adequados por exemplo, você evitará perdas nos alimentos aumentando o shelf-life do produto.
  • Indicadores de qualidade e selos de certificação: Após consolidação das BPF’S, indicadores de desempenho auxiliam a medir o grau de segurança do seu processo, afinal de contas o que não é medido não é controlado! A partir do sistema finalizado você poderá contar com empresas especializadas em auditorias para alcançar um selo de certificação demonstrando para seus clientes e consumidores sua responsabilidade com a saúde e bem-estar dos mesmos!

Gostou das dicas? Quer implantar de forma eficiente as BPF’s na sua empresa? E ter todos esses benefícios? Conte com a Qualific + para te ajudar nesse processo, temos mais de 10 anos de experiência e temos a solução ideal e personalizada para o seu negócio!